Main » 2011 » June » 21 » Ciência: chip devolve e retira memória a ratos
12:26 PM
Ciência: chip devolve e retira memória a ratos




Um novo implante cerebral conseguiu apagar e restaurar a memória em ratos. A experiência pode vir a ajudar pessoas que sofram de Alzheimer, amnésia ou enfarte.


O estudo está a ser feito por cientistas da Wake Forest University e da University of Southern California, ambas nos Estados Unidos. A experiência passou por ensinar a um grupo de ratos uma tarefa. No caso, tinham de puxar duas alavancas, por ordem, para terem acesso a água.

 

Depois, os cientistas ligaram eléctrodos aos cérebros dos ratos, ligando duas partes do hipocampo do cérebro (a CA1 e a CA3). Investigações anteriores já tinham mostrado que o hipocampo transforma memórias breves em memórias de longa duração.

 

A equipa gravou a actividade dos ratos enquanto puxavam as alavancas. Depois, drogou os ratos para impedir a comunicação entre estas duas áreas do cérebro. Resultado: os ratos deixaram de fazer a ordem correta e não conseguiam obter água.

 

O passo seguinte foi conceber um hipocampo artificial com a capacidade de reproduzir o comportamento neuronal já identificado. Só foi necessário reproduzir a gravação já efectuada para que os ratos começassem a lembrar-se da ordem correta das alavancas e conseguissem voltar a ter acesso à água.

 

Bastava aos cientistas desligar o interruptor do hipocampo artificial para que os ratos voltassem a esquecer o processo. Ligavam-no e tudo ficava normal.

 

O processo está ainda muito longe de poder ser testado em humanos, no entanto, a experiência mostra que se existir muita informação sobre as memórias de um paciente, é possível grava-las e voltar a implementa-las.

 A equipa vai avançar, de seguida, para testes em macacos. 

exame informática

Views: 339 | Added by: SDK | Tags: Noticias Informaticas | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Name *:
Email *:
Code *:
Pesquisar
Login form
Calendar
«  June 2011  »
SuMoTuWeThFrSa
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930
Statistics

Total online: 1
Guests: 1
Users: 0
Publicidade
Publicidade