[ New messages · Members · Forum rules · Search · RSS ]
  • Page 1 of 1
  • 1
O que é DNA? tudo sobre o DNA (ácido desoxirribonucléico)
SDKDate: Monday, 2011-06-27, 1:52 AM | Message # 1
Private
Group: Administrators
Messages: 12
Reputation: 0
Status: Offline
O DNA é um ácido, um ácido nucléico, ou seja, presente no núcleo das células de todos os seres vivos, desde bactérias a animais e alguns grupos de vírus. A sigla DNA significa, em português, ácido desoxirribonucléico (nome original: DeoxyriboNucleic acid).

O DNA é uma macromolécula, cuja constituição elementar é composta basicamente por uma molécula de ácido fosfórico, uma molécula de açúcar (desoxirribose) e uma base nitrogenada. Existem quatro tipos diferentes de bases nitrogenadas que podem participar da molécula de DNA, mas nunca ocorrem as quatro ao mesmo tempo em cada molécula.

As quatro bases nitrogenadas que podem existir no DNA são: adenina, timina, guanina, citosina e, a união de uma base nitrogenada com a desoxirribose forma o nucleosídeo; este, com o ácido fosfórico, constitui uma molécula de DNA.

Um cromossomo é constituído por inúmeras moléculas de DNA, sempre aparecem na forma de dupla hélice, de maneira a formar pares, como uma fita dupla, interligando cada um dos genes dos dois cromossomos através de pontes de hidrogênio, lembrando uma escada, cujos corrimões são interligados pelos degraus.

A um conjunto de moléculas de DNA, devidamente codificadas, dá-se o nome de gene. O gene de um cromossomo tem o seu alelo em outro gene, no par correspondente, com a mesma função e interligados por uma ponte de hidrogênio. Diz-se que os genes são alelos quando estão em cromossomos distintos, possuem a mesma função, mas não necessariamente a mesma forma.

A base nitrogenada adenina de uma molécula DNA, sempre se conecta à base nitrogenada timina no DNA correspondente no outro cromossomo do par e, a base nitrogenada citosina de um DNA, sempre se conecta à base nitrogenada guanina no DNA do outro cromossomo do par.


A relação é sempre essa: (adenina — timina) e (guanina — citosina). A conexão entre os genes dos dois cromossomos pareados é feita por estruturas químicas conhecidas como pontes de hidrogênio.

A adenina e a guanina são classificadas como bases nitrogenadas púricas. A timina e a citosina são classificadas como bases nitrogenadas pirimídicas. Então, a base púrica adenina, sempre se conecta com a base pirimídica timina e, a base púrica guanina, sempre se conecta à base pirimídica citosina.

A descoberta da estrutura de dupla hélice do DNA foi feita pelos cientistas James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins em 1953, quando feita a publicação dos seus trabalhos na revista científica Nature. De acordo com os cientistas, a estrutura do DNA lembra uma escada retorcida ao redor de um eixo imaginário, estrutura essa que passou a ser chamada de dupla-hélice.



A principal função do DNA é repassar o patrimônio genético aos descendentes, coordenar a atividade celular e produção de proteínas elementares à manutenção da vida, de qualquer ser vivo, entre outras funções elementares.

O DNA é o elemento fundamental para que um ser vivo seja considerado vivo, mas no caso dos vírus, nem todos os grupos apresentam DNA na forma natural, é o que acontece, por exemplo, com o grupo dos retro-vírus, organismos que apresentam em condições normais o RNA, no momento de infectar uma célula, este RNA é convertido em DNA por intermédio de enzimas específicas que estão presentes nos vírus, como a Transcriptase Reversa e outras.

Nos últimos anos, com o programa genoma humano e outros meios de divulgação em massa pela mídia, o DNA se tornou muito mais conhecido pela maioria da população. Como se sabe, é através de exames de DNA que se obtém o principal mecanismo para se identificar a paternidade e a maternidade de qualquer pessoa.


informação retirada do forcesystem
 
  • Page 1 of 1
  • 1
Search:

Pesquisar
Login form
Statistics
Publicidade
Publicidade