Main » 2011 » June » 19 » Mac OS X Lion ganha funcionalidades táteis
3:30 PM
Mac OS X Lion ganha funcionalidades táteis




A próxima versão do Mac OS X só vai poder ser adquirida via download através da App Store. A seguir, as principais 10 novidades.

O próximo sistema operativo da Apple vai ter um preço de 29,99 dólares e só poderá ser adquirido através de download (um total de 4 GB). O sistema de licenciamento permite que possa ser instalado em todos os Macs do utilizador que estejam autorizados, como já acontece com as aplicações para dispositivos iOS (iPhone/iPad/iPod Touch).

No total, o Mac OS X Lion vai apresentar mais de 250 novas funcionalidades, isto de acordo com a apresentação da Apple no WWDC 2011. Mas são dez as novidades em destaque.

1- Controlos multitoque
A "linguagem gestual" foi muito aprofundada. No Lion é possível controlar uma série de funcionalidades através de gestos.
2- Modo ecrã completo
Como acontece no iOS, os programadores poderão facilmente desenvolver programas para serem executados em ecrã completo (sem barra de ferramentas do Mac OS). O utilizador pode alternar entre aplicações de ecrãs completos através de gestos sobre o touchpad.

3- Controlo de missão
Um género de Exposé mais avançado, que permite ao utilizador visualizar facilmente todas as aplicações e janelas abertas. Também permite organizar e juntar aplicações e janelas.
4 - Mac App Store
Como já se sabia, o acesso à nova lojas de aplicações para Mac OS está integrado no próprio sistema operativo. E como na loja para iOS, existem notificações e atualizações automatizadas.

5- Launchpad
Uma adaptação do sistema de organização de ícones de aplicações do iPhone/iPad. Ou seja, através do Launchpad, o utilizador tem um ícone na área de trabalho para cada aplicação instalada, podendo ter vários ecrãs de aplicações e juntar várias dentro da mesma pasta.

6- Retomar
O Lion é capaz de gravar o estado da aplicação quando esta é fechada. Uma vez mais, ao estilo iOS. Isto significa que sempre que o utilizador inicia um programa, este retomará o estado em que estava no momento em que foi fechado, intencionalmente ou não. Incluindo documentos abertos e até o estado do sistema - quando o Mac OS X Lion é reiniciado, volta a apresentar as aplicações e documentos no mesmo estado em que estavam quando o sistema foi encerrado.

7- Guardar automaticamente
Todas as aplicações vão guardar os documentos automaticamente, a não ser que sejam impedidas pelo utilizador. Isto significa, por exemplo, que as aplicações não perguntam ao utilizador se pretende guardar o ficheiro quando são encerradas.

8 - Versões dos documentos
O sistema guarda um histórico das versões dos ficheiros, ao estilo Time Machine. Deste modo, o utilizador pode recuperar versões anteriores sempre que pretender.

9- AirDrop
Ferramenta para partilhar facilmente e rapidamente ficheiros com outros computadores na vizinhança através da rede Wi-Fi. É um sistema ponto a ponto, que não exige configurações de rede.

10- Mail
O cliente de e-mail passa a ter uma nova interface gráfica, de ecrã completo e três colunas. Mas o destaque vai para o novo sistema de pesquisa inteligente, estilo Google, onde não só se pesquisa por palavras, mas também pelo sentido das mesmas. Por exemplo, se o utilizador pesquisar por "janeiro", vão surgir as mensagens com o texto "janeiro" e que foram recebidas ou enviadas no mês de janeiro.

Views: 854 | Added by: SDK | Tags: Noticias Informaticas | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Name *:
Email *:
Code *:
Pesquisar
Login form
Calendar
«  June 2011  »
SuMoTuWeThFrSa
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930
Statistics

Total online: 1
Guests: 1
Users: 0
Publicidade
Publicidade