Main » 2011 » July » 21 » Mozilla cria funcionalidade que acaba com o pesadelo das passwords
5:19 PM
Mozilla cria funcionalidade que acaba com o pesadelo das passwords

BrowserID promete acabar com os esquecimentos e as inserções de várias passwords na Net. Segundo a Mozilla, a segurança dos internautas está no interior do browser. E o Firefox pode ser o primeiro a beneficiar da nova funcionalidade.



O BrowserID tem por base a associação de uma password a uma conta de e-mail de um ou mais utilizadores.

Para aderir ao serviço, que ainda não passou da fase de testes, o utilizador apenas tem de referir a password e indicar a conta de e-mail a que está associada. Num processo que já é comum em muitos sites e portais, o BrowserID envia em resposta um e-mail que permite verificar se o utilizador é realmente o proprietário da conta de e-mail e se aquela password pode ser associada a essa conta.

Concluído este processo, que permite que um utilizador use várias contas de e-mail, o internauta apenas tem de indicar qual a conta de e-mail que deve ser usada em cada site que já tenha o seu registo.

O processo exigido pelo BrowserID promete evitar os dissabores causados pelo esquecimento de senhas e afins, mas tem de superar dois grandes desafios antes de poder tornar-se um sucesso: 1) só funciona se um grande número de sites, aplicações web ou portais aderir à nova ferramenta; e 2) exige que os serviços de e-mail mais populares da Net também adotem o serviço.

Em declarações à Technology Review, os responsáveis da Mozilla lembram que o BrowserID não tem como prioridade o lucro, mas sim a proteção da privacidade e a segurança dos internautas.

Criado a partir de standards, o BrowserID pretende servir de alternativa aos portais sociais que hoje são usados para autenticar os utilizadores nos vários serviços existentes na Web. Neste caso, Facebook e afins deixariam de controlar os diferentes passos dos internautas.

A Mozilla garante ainda que a nova ferramenta pode limitar os danos de ataques a bases de dados de empresas (Sony, Citybank ou Amazon foram alguns dos alvos mais recentes dos cibercriminosos), uma vez que mantém as passwords dentro do browser.

Ainda não existe uma data para o lançamento da nova ferramenta: na Mozilla apenas se admite que o BrowserID venha a ser disponibilizado como funcionalidade complementar que pode ser acrescentada ao Firefox - mas não está posta de parte a disponibilização deste sistema de segurança para browsers concorrentes.



Exame Informatica

Views: 881 | Added by: SDK | Tags: passwords, Noticias Informaticas, Mozila, Firefox, Browser, segurança | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Name *:
Email *:
Code *:
Pesquisar
Login form
Calendar
«  July 2011  »
SuMoTuWeThFrSa
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
Statistics

Total online: 1
Guests: 1
Users: 0
Publicidade
Publicidade