Main » 2011 » June » 23 » Nanotecnologia poderá aumentar substancialmente autonomia das baterias
7:46 PM
Nanotecnologia poderá aumentar substancialmente autonomia das baterias


Uma nova descoberta no campo dos materiais piezoelétricos poderá vir a possibilitar o recarregamento das baterias através do simples uso dos ecrãs táteis, como os dos telemóveis.


Segundo o Physorg, investigadores da Universidade RMIT, em Melbourne, Austrália, criaram películas finas (a mesma técnica aplicadas à construção de componentes eletrónicos, como é o caso dos microchips) de materiais piezoelétricos para aferir quanta eletricidade seriam capazes de gerar.

"A tecnologia piezoelétrica pode ser integrada em solas de sapatos para carregar telemóveis, para permitir que os portáteis sejam alimentados enquanto teclamos ou até para tornar a pressão sanguínea numa fonte de energia para alimentar pacemakers - no fundo, criado uma bateria eterna", afirmou o Dr Madhu Bhaskaran, co-autor do estudo.

Este conceito de usar nanomateriais piezoelétricos para gerar energia já foi demonstrado, mas a criação destas estruturas é uma tarefa complexa e pouco adequada à fabricação em massa. Este estudo focou-se nas camadas de filme fino, porque a equipa acredita que esta é a única possibilidade prática de integrar os materiais piezoelétricos na tecnologia eletrónica atual.

Também pela primeira vez, o estudo foi capaz de demonstrar, com precisão, as capacidades de geração de energia destes filmes de materiais piezoelétricos.

O próximo desafio será ampliar a corrente elétrica gerada por estes materiais, para permitir que sejam integrados em estruturas compactas e de baixo custo.


Exame informática


Views: 783 | Added by: SDK | Tags: Bateria, Noticias Informaticas, iphone | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Name *:
Email *:
Code *:
Pesquisar
Login form
Calendar
«  June 2011  »
SuMoTuWeThFrSa
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930
Statistics

Total online: 1
Guests: 1
Users: 0
Publicidade
Publicidade